PRODUÇÃÆ’O DE PODCAST CORPORATIVOS E EMPRESARIAIS.
Tenha mais visualizações no seu podcast e aumente sua rede de relacionamentos!
Tenha mais visualizações no seu podcast e aumente sua rede de relacionamentos!
CREDIBILIDADE E AUTORIDADE
Ao falar sobre o conteúdo que domina ou entrevistar especialistas do segmento, você demonstra conhecimento sobre a área em que atua. Isso gera confiança para seus clientes na hora de te contratarem.
AUDIÊNCIA
Com podcasts segmentados você conquista uma audiência realmente interessada e que precisa daquilo que você está propagando.
REDE DE RELACIONAMENTO
Relacione-se mais os seus parceiros, clientes e colaboradores por meio de seus podcasts. Fale a língua deles. Enviar seus conteúdos semanalmente é uma maneira de manter seu relacionamento aquecido com todos eles.
MARCA
Podcasts são a comunicação do momento e só têm crescido nos últimos tempos. Os programas garantem aumento de exposição, fixação e presença da sua marca.
LEADS
Um lead é o contato de um possível cliente. Conforme mais notoriedade o seu podcast vai tendo, mais pessoas vão entrando em contato com a sua empresa.
CLIENTES
Quando o podcast começa a te trazer leads, seu objetivo passa a ser vender o produto ou serviço oferecido pelo seu negócio.
Baixo Custo de Produção
Diferente de outros formatos de mídia (televisão, rádio, jornal), o podcast não exige investimento de altos recursos para sua produção. Isso torna o podcast uma opção atrativa para empresas de todos os tamanhos.
Ser Referência na ÃÂrea de Atuação
O podcast permite que a empresa se posicione como autoridade em seu nicho de mercado, discutindo temas relevantes, trazendo especialistas para entrevistas e fornecendo informações valiosas para sua audiência. Isso ajuda a construir e fortalecer a sua marca perante o público-alvo​.
Desenvolver uma Comunidade Exclusiva
Com a segmentação de conteúdo, é possível atrair e engajar um público específico, criando uma comunidade fiel em torno da marca. Essa proximidade permite uma comunicação mais direta e personalizada com os ouvintes, fortalecendo o relacionamento entre a empresa e seus clientes.
Flexibilidade de Formatos de Produção
O podcast oferece uma grande variedade de formatos, como debates, entrevistas, documentários e narrações. Isso permite às empresas adaptar o conteúdo ao seu público-alvo e aos objetivos específicos de cada episódio, mantendo o interesse e a diversidade na programação​.
Anular Custos com Estúdio, Equipamentos e Obsolescência
Para iniciar um podcast, algumas ferramentas técnicas são essenciais, como um mixer, mesa de corte, câmeras, microfones, iluminação, tratamento acústico, cenário, fones de ouvido para monitoramento da gravação e um computador para edição e publicação dos episódios. Aqui na Younik temos toda aparelhagem, além de toda equipe multidisciplinar que auxilia na estratégia e publicação do conteúdo.
Se Diferenciar do Mercado
Existe uma preocupação em como se destacar em um mercado já saturado de podcasts, onde muitos podem estar cobrindo temas semelhantes. A originalidade e a capacidade de oferecer uma nova perspectiva são cruciais​. A Younik faz seu podcast se tornar único com a estratégia correta.
Manutenção da Consistência e Qualidade
Manter a consistência na publicação e garantir a qualidade do conteúdo pode se tornar um desafio. Como qualquer outra forma de mídia, os podcasts requerem um compromisso contínuo para manter o interesse dos ouvintes​ e internautas.
Evitar o "Branco" Durante a Gravação
A ansiedade de esquecer o que dizer durante uma gravação é real. A preparação de uma pauta e a prática são recomendadas para minimizar esse risco e garantir a fluidez do conteúdo​. Nosso diretor te fornece os melhores direcionamentos para que isso não aconteça (e se acontecer, a edição resolve).
Se Livrar de Desafios Técnicos e de Equipamento
Nossa equipe está pronta para lhe atender. Pode deixar tudo em nossas mãos. Aqui você só senta na mesa para brilhar.
Eliminar Dificuldades na Edição e Pós-produção
A edição é uma etapa crucial para garantir a qualidade do podcast, mas é uma parte complexa e demorada, especialmente para iniciantes. Fique tranquilo que nossos editores resolvem! =)
Basicamente, os podcasts são considerados programas de áudio sob demanda, ou seja, não há um horário pré-estabelecido para que o ouvinte possa escutá-los. Então, cada usuário pode ter acesso aos programas na hora que quiser, ao contrário dos programas de rádio tradicionais. De alguns anos para cá, esse modelo online de streaming de áudio passou a se popularizar pelo Brasil.í‚Â
Indo mais a fundo no sentido literal da palavra, “podcasting” é uma junção de iPod – marca do aparelho multimídia homônimo, da Apple Inc., que é sigla de “Personal On Demand” (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) – e broadcasting (radiodifusão). O conjunto de ficheiros ou arquivos publicados por podcasting é chamada de podcast. O autor de um podcast é chamado podcaster.
O podcast não é algo novo. Algumas pessoas até dizem que ele é uma versão mais avançada e atualizada do rádio, permitindo a inserção de novas ferramentas e possibilidades. A autoria do termo “podcast” é atribuída a um artigo do jornal britânico The Guardian.í‚Â
Os podcasts também possuem a característica de apresentar episódios mais curtos de programas de áudio. Em alguns casos, podem até passar de 40 minutos de duração, mas são situações muito raras. Além disso, o podcast se popularizou ainda mais com a melhora da internet (pessoas podem ouvir episódios mais longos) e tecnologia (mais pessoas conseguem produzir e também acessar). Hoje posso ouvir via bluetooth no meu carro e claro… dos podcasters mais famosos da internet.
O podcast é feito exclusivamente pelo conteúdo em áudio. Ele fica disponível na internet e pode ser acessado em qualquer momento, o que chamamos de “on demandâ€Â. Neste sentido, existem diversas plataformas de áudio (as mais populares são Spotify, Deezer, Google Podcast e Apple Podcast).
O que costumamos dizer aos nossos clientes é que precisamos estar em diversos canais para dar a opção de escolha para o ouvinte, por isso, apostamos também nas versões no YouTube em vídeo. Basicamente é um canal com pessoas que assinam o conteúdo para receber o episódio postado. Dentre tantas vantagens, o podcast possibilita ouvir os programas no carro, na condução, na cozinha ou enquanto trabalha no computador.
Um dos primeiros passos no que se refere ÃÂ produção do podcast é a gravação de áudio. Isso feito, a próxima atividade é a edição de arquivo. O objetivo é melhorar a qualidade do produto sonoro, adicionar vinhetas, efeitos sonoros, música de fundo, dentre outros.í‚Â
Com o produto produzido, agora é o momento de disponibilizá-lo em uma plataforma. Basicamente, produzir seu conteúdo, seguir uma linha editorial e definir datas de lançamento (diário, semanal, mensal, quinzenal) também faz parte do processo de produção e organização.í‚Â í‚Â
Além disso, também é importante definir um nome pro seu podcast, identidade sonora e/ou visual no caso se for para o YouTube. Por fim, faça o lançamento do seu podcast e dê o primeiro passo para conquistar a sua audiência.
Ao gravar um podcast, é importante que a qualidade do áudio seja verificada. Caso você não tenha equipamentos adequados para um gravação de alta qualidade, você pode gravar com o celular, desde que pense em aspectos como: ter um bom microfone e sistema de captação.í‚Â
Caso o podcast conte com convidados, será uma gravação remota? Presencial? Qual será a sua escolha neste quesito? Em primeiro lugar, deve-se ter a atenção de que o modo remoto dará diferença de áudio se o seu convidado não possuir o mesmo microfone. O simples fato de estar em um ambiente diferente já proporciona um som diferente
Na fase de organização e planejamento, busque definir a pauta do episódio antes de gravar. Ou seja, é importante pensar sobre o que você vai falar. Se for uma entrevista, o que você pretende perguntar? Quem é o convidado? Também defina a dinâmica antes de sair gravando o episódio. Otimize seu tempo e faça um teste, mostrando para algumas pessoas (de preferência não amigos e/ou familiares).
A pesquisa “Podcasts e a crescente presença entre os brasileirosâ€Â, realizada pelo Grupo Globo, evidencia como o podcast tem se tornado popular cada vez mais no Brasil. O produto também, talvez por estar em um ambiente virtual e com amplo acesso, é muito utilizado por diversas faixas etárias e classe social.
De acordo com os dados obtidos, 44% ouvem podcast enquanto fazem tarefas domésticas. 38% dessas pessoas ouvem enquanto navegam na internet, 25% antes de dormir, 24% enquanto trabalham ou estudam e 24% no trânsito para o trabalho ou faculdade. Já 20% delas escutam programas de áudio online em atividades físicas e 18% junto com cuidados pessoais (em salão de beleza, por exemplo).
Os benefícios do podcast são o seu excelente custo benefício de produção, por ser altamente engajado e por disponibilizar conteúdo relevante. Por isso é importante entender seu público e como você quer atingi-lo. Lembrando que no futuro próximo existirão empresas que investem em conteúdo e outras que não irão existir.
Antes de decidir qual a plataforma mais adequada, é importante perguntar a si mesmo onde está o seu público? Qual plataforma ele prefere? Por que não dar a opção para a pessoa?
Mas vale lembrar que a produção é maior no caso do YouTube. Isso porque exige uma parte técnica e de edição mais sofisticada. Mas o alcance também será maior. Pelo fato do YouTube ser o segundo maior buscador do mundo, os podcasts dentro do YouTube estão em alta. Mas sempre busque entender a dinâmica de cada uma das plataformas.